Exposições temporárias
Esporadicamente, o MZUFV também realizadas exposições temporárias abrangendo diversos temas da zoologia.
I Semana de Serpentes
Durante os dias 05 a 09 de novembro de 2007 foi realizada a Semana das Serpentes. Neste período foram levados diversos exemplares do serpentário para a exposição de modo que todos aqueles que visitaram o museu puderam aprender sobre identificação, classificação e hábitos das serpentes brasileiras. A exposição foi dividida de acordo com as famílias de serpentes brasileiras expostas e animais que parecem serpentes, mas não são. Foi mostrado como identificar as espécies de serpentes peçonhentas e foi entregue uma cartilha informativa, elaborada pela equipe do projeto, sobre o que fazer em caso de acidentes com tais animais. Também foram expostos os instrumentos usados no manejo deste grupo de animais, enfatizando a importância de não manuseá-los diretamente.
Exposição de aves Extintas e Ameaçadas de Viçosa
Durante os dias 02 e 06 de junho de 2008, semana do meio ambiente, aconteceu a Exposição de Aves Extintas e Ameaçadas de Viçosa no hall da Biblioteca Central – UFV. Esta exposição teve como base o artigo Bird Extinctions in Atlantic Forests Fragments of the Viçosa Region, Southeastern Brazil (RIBON et al. 2003), que trata das causas que levaram espécies de aves à ameaça ou extinção nesta região. Tal evento teve como objetivo conscientizar a comunidade, acadêmica e não acadêmica, sobre as causas e conseqüências da extinção de espécies, com enfoque para as espécies de aves em Viçosa.
O evento iniciou dia 02 de junho com a palestra do ornitólogo Rômulo Ribon sobre o tema e continuou durante toda a semana com a exposição de espécimes de aves extintos e ameaçados no hall da BBT. Além da exposição dos espécimes taxidermizados foram expostos cartazes com imagens e informações gerais sobre tais espécies e utilizado um aplicativo com a vocalização de alguns destes animais.
Várias escolas visitaram a exposição e foram atendidas pelos responsáveis deste evento. Os alunos de ensino fundamental e médio participaram de atividades interativas e demonstrativas sobre fragmentação da Mata Atlântica e outras causas da extinção ocorrida localmente.