História

A coleção de peças zoológicas do Museu de Zoologia da Universidade Federal de Viçosa (UFV) teve início em 1933, através do Prof. João Moojen, após seu aceite para lecionar Biologia Geral e Zoologia na Escola Superior de Agricultura e Veterinária do Estado de Minas Gerais (ESAV), que futuramente se tornaria a UFV.

Em 1938, Moojen foi transferido para o Rio de Janeiro devido a uma solicitação do Ministério da Educação e Saúde para trabalhar no Museu Nacional. Em seu lugar na ESAV deixou seu aluno, Prof. José Candido de Melo Carvalho, zoólogo de renome, que futuramente se tornaria curador do Museu Nacional. Entretanto, apenas um ano depois se mudou para os Estados Unidos da América (EUA) para cursar mestrado (1940) e doutorado (1942). Após finalizar o doutorado na Universidade de Iowa, José Candido regressou a Viçosa onde permaneceu até 1946, ano em que ingressou no Museu Nacional como zoólogo contratado.

Na década de 1970, Russell Eugene Mumford, o professor de manejo da fauna silvestre do departamento de Engenharia Florestal da Universidade de Purdue (EUA), foi convidado a atuar como consultor de animais silvestres em Viçosa. Nesse período, Mumford realizou coletas de mamíferos principalmente na região de Viçosa em Minas Gerais, mas também no Espírito Santo, Bahia e Pará. Contudo, posteriormente vários exemplares foram perdido e deteriorados, devido à falta de um local apropriado para o depósito de material e curadoria inadequada.

Nas últimas décadas, o esforço combinado de vários professores e pesquisadores tem levado à recuperação e melhoria das coleções. Em 1993, o aumento das atividades do Museu levou à transferência das coleções do Edifício Chotaro Shimoya (“Prédio da Biologia”) para a casa n° 32 da Vila Gianetti, no campus da UFV. O museu foi nomeado em homenagem ao fundador de suas coleções, tornando-se conhecido como “Museu de Zoologia Professor João Moojen de Oliveira”. Em 2007 o nome foi modificado para “Museu de Zoologia João Moojen”.

Hoje, o Museu de Zoologia João Moojen possui mais de 20 mil peças zoológicas em seu crescente acervo, incluindo fósseis, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos, em sua maioria coletados na região de Viçosa e no estado de Minas Gerais.

Mais detalhes sobre o acervo do MZUFV podem ser visualizados na sessão em Coleções & Laboratórios.