Folders e cartilhas interativas
“Pra que serve a natureza?”
Um excelente texto de autoria de E. G. Wilson, autor de dois livros ganhadores do Prêmio Pulitzer. O texto What is nature worth? There’s a powerful economic argument for preserving our living natural environment (“Pra que serve a natureza? Há um forte argumento econômico para preserver nossos ambientes naturais”, em português) publicado no jornal San Francisco Chronicle enfatiza a importância da natureza para o homem, assim como os benefícios oriundos de sua preservação. Uma tradução livre do texto elaborada pelo Prof. Rômulo Ribon está disponível abaixo.
Fonte: Profº. Dr. Rômulo Ribon / Departamento de Biologia Animal
“Conhecer para preservar”
Material desenvolvido pela equipe do setor de Herpetologia do MZUFV, visa divulgar a fauna de anfíbios e répteis (particularmente as serpentes) nas regiões de Muriaé, Ouro Branco e Viçosa, além da Fauna da Bacia do Rio Pandeiros (norte de Minas Gerais). A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) apoiou a confecção dos folderes. Estes podem ser baixados gratuitamente:
Serpentes de Viçosa e região – Minas Gerais
Confira a cartilha educativa sobre um dos mais fascinantes grupos de animais, as serpentes. O material foi elaborado por Henrique Caldeira Costa, Mário Ribeiro de Moura e Renato Neves Feio, do setor de Herpetologia do Museu de Zoologia João Moojen, e teve o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). A cartilha, feita com linguagem simples e clara, é direcionada ao público em geral e será distribuída em campanhas de educação ambiental nas escolas da rede pública de ensino de Viçosa e região, além de ser fornecida a moradores de zonas rurais.
Os anfíbios e a Serra do Ouro Branco – Minas Gerais
Cartilha educativa sobre os anfíbios da Serra do Ouro Branco. Conheça mais sobre os anfíbios da região sul da Cadeia do Espinhaço, uma das áreas com a maior diversidade de anuros do estado de Minas Gerais. O material foi elaborado por Vinícius de Avelar São Pedro, Mário Ribeiro de Moura e Renato Neves Feio, do setor de Herpetologia do Museu de Zoologia João Moojen, e teve o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A cartilha traz informações sobre biologia básica, conservação e importância dos anfíbios no meio ambiente.