Ornitologia
Coordenação
Prof. Rômulo Ribon
Skype: romuloribon
TEL: +55 (031) 3899-2207 (gabinete)
Arquivo com orientações gerais para interessados em cursar o Mestrado em Biologia Animal na área da Ornitologia.
Nosso Logotipo
O nosso logotipo representa o tovacuçu (ou “tovaca-açu”, que significa “tovaca grande”) (Grallaria varia), ave da família Formicariidae que vive no solo de florestas primárias da Amazônia e Mata Atlântica. O desenho foi feito originalmente em preto e branco pelo pintor Eduardo Paretoni Brettas (www.avesdobrasil.com.br) e então trabalhado pelo biólogo Luciano Guerra Cotta.
RIBON, R.; SIMON, J.E.; DE MATTOS, G.T. Bird Extinctions in Atlantic Forest Fragments of the Viçosa Region, Southeastern Brazil. Conservation Biology 17(6):1827 – 1839, 2003.
É praticamente desconhecida do público em geral e, por isso mesmo, foi escolhida como símbolo do laboratório – como um alerta sobre os milhares de espécies que estão sendo perdidas no mundo sem que as pessoas se dêem conta. Juntamente com pelo menos outras 27 espécies de aves, o tavacuçu foi extinto na região de Viçosa e em grande parte do estado de Minas Gerais. Infelizmente, a maioria das pessoas não faz a mínima idéia desse estado de deterioração da nossa avifauna. O tovacuçu é uma espécie sensível à destruição e fragmentação florestal, um problema mundial para a conservação da biodiversidade. Sua voz marcante e a dificuldade em ser vista torna nossas florestas ainda mais atraentes e espetaculares.
Principais Linhas de Pesquisas
Comunidades de aves / inventários avifaunísticos – baseando-se em identificações visuais e auditivas, o objetivo dessa linha é realizar inventários de avifauna tanto para pesquisa básica como aplicada, com especial ênfase na criação, manejo e monitoramento da avifauna em unidades de conservação públicas e privadas. Adicionalmente, os trabalhos de inventário são a base para estudos biogeográficos mais amplos, bem como para o teste de várias teorias ecológicas. Indicada a estudantes que já tenham treinamento na identificação de aves em campo.
Bioacústica – o objetivo dessa linha de pesquisa em nosso laboratório tem sido, em primeiro lugar, coletar, armazenar caracterizar de forma sistemática as vocalizações das aves brasileiras. A partir dessa caracterização pretende-se criar um ponto de partida para estudos comportamentais mais detalhados. A caracterização das vocalizações também visa subsidiar a identificação de aves em campo, em trabalhos sobre populações e comunidades. O apoio para a implementação desta linha tem vindo de recursos pessoais e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).
Censos populacionais – o objetivo básico dos censos, aplicados a uma única espécie ou a várias espécies simultaneamente (nesse caso, confundindo-se com a linha “caracterização de comunidades” é determinar a abundância das aves. Dados de abundância permitem o estabelecimento de um ponto de partida para o monitoramento de populações de aves a longo prazo.
Metodologias de amostragem – essa linha de pesquisa visa avaliar a eficiência da aplicação de diferentes métodos de censos de aves na determinação da riqueza e abundância das espécies. Temos experiência no uso de métodos de contagem por pontos (point counts), de transectos de varredura (utilizando cães-de-caça), de mapeamento de territórios e de listas de Mackinnon.